Uma boa logística é primordial para satisfazer o público. Pois, de nada adianta o produto ser produzido rapidamente, se ele demora dias ou semanas para chegar às mãos do cliente. Para uma logística efetiva e de qualidade existir, é necessário que exista um planejamento por trás dos processos, se atentando ao cumprimento de prazos e fortalecimento de laços com fornecedores, que por fim, resulta em uma boa imagem da transportadora e consolida seus serviços. 

Não é necessário somente atender a demanda interna e externa, é de grande importância também, estar atento às tendências e mudanças do setor. O responsável pelo crescimento das organizações são os gestores de equipe, que investem e facilitam o dia a dia da empresa. Para o gestor, selecionamos alguns itens essenciais para se estar atento. 

1) Mapeie todos os processos que tangem a logística: prazos com fornecedores, tempo de embalagem, circulação dos produtos, compra de matérias primas, armazenamento de estoque, horários e tarefa de funcionários, entre outros. Com isso, é possível encontrar e identificar deficiências que podem e/ou estão prejudicando o setor. A partir dessa análise, fica mais fácil otimizar os processos separadamente, que, quando visto como um todo, funciona fluidamente. 

A organização é essencial para o estoque. Então, fique atento a produtos desnecessários, visto que, a falta de critérios para compras geram custos desnecessários com armazenamento, energia elétrica, burocracia e tempo. 

2) Reforce laços e atuação com stakeholders, como fornecedores e clientes. Isso é primordial para a boa imagem da organização. 

3) Fique atento às novas tecnologias: empresas que se adiantam e investem em novas tecnologias que visam facilidades nos processos, obtêm vantagens competitivas no mercado. Veículos inteligentes, planejamentos e planilhas otimizadas e sistemas gerenciais facilitam o trabalho da logística, potencializando o tempo do setor.

Com essas dicas, você aperfeiçoa o setor logístico da sua empresa, melhorando o fluxo de mercadorias e causando maior satisfação nos seus clientes. 

Fonte de conteúdo utilizado: Revista Logística.