Para otimizar os gastos e manter a qualidade dos serviços da frota, gestores optam por melhorar a vida útil dos pneus com o método de recapagem. Além de preservar a segurança dos motoristas e diminuir os riscos de impactar o produto que está sendo transportado, a recapagem é uma alternativa acessível e eficaz, que contribui para o melhor desempenho da frota, pois evita incidentes maiores e desnecessários e sai bem mais barato do que adquirir novos pneus.

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, o consumo de pneus representa 18,7% dos custos operacionais de uma transportadora. E como todo produto, os pneus tem sua data de validade. Geralmente os de caminhões, é de cerca de 5 anos. Realizar um bom controle de pneus dos veículos é uma preocupação importante para quem trabalha no setor.

Todos os pneus são comercializados já com a estrutura necessária para receber a recapagem. Então, assim que verificado o indicador de desgaste da banda de rodagem, o pneu passa por alguns processos – inclusive de testes – para ser recapado e voltar a rodar. A técnica é realizada seguindo normas internacionais de qualidade.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração grave conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído. A recapagem é um procedimento efetivo e confiável para transportadoras.