Os caminhões são parte essencial da estrutura de uma empresa e de seus bens. Garantir a boa manutenção da frota é uma forma de preservar a qualidade da prestação dos serviços, visto que, caminhões em boas condições não comprometem a segurança do motorista e da carga, além de ser um fator a menos para se preocupar quando se trata do prazo da entrega.

Com os problemas no caminhão — o que já é bem preocupante — surgem também várias outras complicações. Então se faz necessário manter planejamento e organização no controle da frota e, para isso, é importante estar atento às necessidades de manutenção, levando em conta a otimização e redução de gastos da empresa – ou de seus serviços.

O que é manutenção preventiva em caminhões:

A manutenção preventiva nada mais é do que a checagem periódica de diferentes componentes do caminhão, visando identificar, antecipadamente, prováveis falhas que podem vir a interferir no bom funcionamento da máquina. Pode ser realizada também, quando nota-se peças quebradas ou desgaste natural de algum determinado material, sendo necessária seu conserto ou substituição. Levantamentos apontam que as despesas com o veículo diminuem em até 30% quando a manutenção preventiva da frota é realizada.

O que é manutenção corretiva em caminhões:

A manutenção corretiva repara as falhas e problemas pontuais conforme vão ocorrendo, fazendo com que as peças voltem a funcionar normalmente, através de ajustes e reposições. A manutenção corretiva significa resgatar o funcionamento adequado da máquina. O conceito da manutenção corretiva é devolver a eficiência inicial de algo, seja quando o problema não é esperado – acidentes e danos causados pela má conservação da estrada – ou esperável, como vida útil de equipamentos e peças.

A reforma de pneus

Substituir um pneu todas as vezes que houver desgaste, corrosão ou deterioração é financeiramente inviável. Nesse cenário, surge a reforma de pneus, que, além de ser uma alternativa economicamente viável para o consumidor ainda garante um retorno ambiental com 80% a menos de CO² – que seria gerado pela produção de um pneu novo. No Brasil, cerca de 98% das frotas de caminhões e ônibus reformam seus pneus.

A carcaça dos pneus :

O descarte de forma inadequada dos pneus inservíveis pelos usuários, acontece na maioria das vezes, por desconhecimento das legislações ou por falta de orientação dos mesmos, o que acabam tornando-se criadores de insetos, vetores de transmissão de doenças, entre ele o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Além disso, oferece grande risco de incêndio e contaminação da água. Contudo, vê-se a recapagem e a recauchutagem como uma maneira sustentável de reutilização de resíduos de pneus, pois colabora com a natureza sendo uma atividade essencialmente verde. A utilização deste processo permite dar novas vidas ao pneu com a mesma durabilidade de um pneu novo, a mesma segurança e muito mais economia – princípios fundamentais da sustentabilidade.

Recauchutagem :

Processo de reconstrução de pneus que envolve a vulcanização de uma nova camada de borracha e se assemelha ao método de produção inicial de um pneu novo, desenvolvendo ao pneu as mais perfeitas condições de uso, durabilidade e segurança. Seu benefício principal é a total recuperação da carcaça, com ênfase especial ao seu ombro, poupando operação e destino de recursos naturais valiosos, aumentando a rentabilidade e resultados financeiros ais seus investidores.

Recapagem :

Processo que consiste na reposição da área de rodagem dos pneus por uma banda pré moldada. Utiliza se de reforma a frio de cura e vulcanização em tempo, temperatura e pressão adequados, garantindo qualidade máxima e segurança para seus clientes.

A recuperação de pneus é amplamente utilizada em países desenvolvidos, em virtude da segurança do produto final recuperado e devido sua sustentabilidade ambiental. A Anchieta Pneus oferece aos seus clientes a tecnologia Rema Tip Top, líder mundial em reparos técnicos de pneus e cargas.